O primeiro jogo da final da Libertadores: saiba tudo sobre Boca Juniors x River Plate


                                             Reprodução: ole.com.ar

Por: Mariane Ferreira
FutebolNews

Neste sábado acontece o primeiro jogo da final da libertadores da América entre Boca Juniors e River Plate. Uma final que promete e coloca em campo dois grandes rivais do futebol argentino. Dois times de grande tradição no futebol argentino e com histórico vitorioso na competição. Estará em campo 9 libertadores, sendo 6 do Boca e 3 do River.

Os jogos acontecerão amanhã, 10 e 24 de novembro, ambos os jogos serão com torcida única. Essa é a terceira vez que times do mesmo país estarão disputando a final, mas é a primeira vez que dois times argentinos disputam a final da liberta.

A rivalidade entre os times é tão grande que por motivos de segurança nos jogos só estarão presentes a torcida do time da casa. Durante a semana muitas provocações surgiram, por parte da torcida e dos clubes. O Boca não vai permitir que o River decore o vestiário da La Bombonera, alegando que poderia causar briga entre os jogadores, e disse que não vai decorar o vestiário do Monumental pelo mesmo motivo. O River não gostou da situação e disse que iria comunicar a Conmenbol sobre o ocorrido. 

O primeiro jogo será na casa do Boca Juniors, e o preço dos ingressos subiram. Para assistir ao jogo na Bombonera, o torcedor teria que desembolsar até 118 mil pesos argentinos, cerca de R$ 12, 3 mil. Já para o segundo jogo no Monumental o valor dos ingressos chegou a 50 mil pessoas argentinos, cerca de R$ 5,2 mil.

Para o confronto de amanhã ambos os times prometem entrar com força máxima. Para isso o River entrou com recurso na Conmebol para contar com o técnico Marcelo Gallardo.

Para chegar até a tão esperada final, os dois times percorreram um longo caminho, deixando para trás grandes adversários. O Boca Juniors oscilou bastante durante a competição. O time argentino estava no grupo 8, junto com o Palmeiras e só conseguiu se classificar para as oitavas porque venceu o último confronto da fase de grupos diante do Alianza Lima e viu o Palmeiras derrotar o Junior Barranquilla, concorrente direto do Boca. Uma vez classificado para as oitavas, o Boca fez a lição de casa e ganhou o jogo de ida contra o Libertad por 2x0, garantindo uma boa vantagem para o jogo de volta. Já no jogo de volta soube administrar a vantagem e ganhou o confronto por 4 a 2 se classificando assim para as quartas de final da competição.

Diante de um cruzeiro embalado na competição, o Boca aproveitou o fator e casa e ganhou do time mineiro por 2x0. No jogo de volta empatou por 1x1 mas avançou às semifinais da competição. Mais uma vez jogando em casa e utilizando a La Bombonera a seu favor, o Boca encarou o Palmeiras e ganhou por 2x0 em casa, destaque para o jogador Benedetto que entrou no decorrer da partida e fez os dois gols do Boca. O jogo. No jogo de volta o Palmeiras, jogando em casa, pressionou abriu o placar logo no começo da partida, mas viu o VAR anular o gol.

O que parecia ser uma reação do Palmeiras virou frustação, Ábila abriu o placar na Arena Palmeiras e deixou o Boca mais perto da classificação. Apesar da vantagem o Palmeiras ainda acreditava na classificação e conseguiu empatar e virar o jogo no segundo tempo, mas na metade do segundo tempo veio o banho de água fria. Benedetto entrou no lugar do Ábila e marcou o gol que selaria a classificação do boca para a final da Libertadores.

O River, fez uma boa campanha durante a fase de grupos, ganhando jogos e empatando 3, conseguindo se classificar em primeiro no grupo 4, mesmo grupo em que estava o Flamengo. Nas oitavas de final empatou no jogo de ida, mas em casa conseguiu a vitória, e consequentemente a classificação, diante do Racing. 

Nas quartas de final repetiu o mesmo feito, empatou em no primeiro jogo contra o Independente, mas foi eficiente em casa, diante da sua torcida e conseguiu bater o Independente por 3x1. Classificado para a semifinal, o River encarou o badalado Grêmio, atual campeão da libertadores. Jogando em casa viu o adversário dominar o jogo e vencer por 1x0. No jogo de volta, conseguiu reverter a diferença e ganhou do favorito Grêmio por 2x1.

0 Comentários