CONHEÇA OS 23 CONVOCADOS QUE VÃO REPRESENTAR O BRASIL NO SUL-AMERICANO SUB-20

Por José Gustavo Felix
Futebol News

Começou o Sul-Americano sub-20. Um dos torneios mais importantes da categoria e que acontece a cada dois anos. Este campeonato é considerado como categoria de base, mas já reúne muitos jogadores que são profissionais, que têm experiência no futebol profissional ou que estão muito próximos de serem promovidos.

O Brasil está no grupo A junto com Bolívia, Chile, Colômbia e a Venezuela. A estreia da seleção será hoje, contra a seleção colombiana. Estes são os escolhidos por Carlos Amadeu para vestir a amarelinha. Com cinco jogadores, o Palmeiras é o time com mais representantes.


GOLEIROS


GABRIEL BRAZÃO:
Gabriel Brazão é de Uberlândia e nascido em 2000. Atualmente é titular do sub-20 do Cruzeiro, apesar de já treinar com os profissionais. O goleiro chegou ao clube em 2014.
Com a amarelinha, pelo menos na base, já tem um histórico vitorioso: bicampeão Sul-Americano. Em 2015 ele participou do título com a categoria sub-15.
Na última lista do técnico Tite, em novembro, ele foi o goleiro sub-20 escolhido para ser convocado e assim observado mais de perto pela comissão da seleção principal.
No sub-17 foi titular e eleito o melhor goleiro do mundial da categoria, onde o Brasil terminou na terceira colocação.


HUGO SOUZA:
Hugo Souza, também conhecido como Neneca, é de Duque de Caxias e nascido em 1999. Sua principal característica é a altura, mede 1,96m.
No Flamengo desde 2009, Hugo teve um ano de 2018 foi muito positivo. Foram três títulos pelo sub-20 do time carioca: Copinha, Campeonato Carioca e Taça OPG. Em novembro teve seu contrato renovado com o Flamengo até 2023.
Pela seleção brasileira de base, ele tem no currículo a disputa do tradicional Torneio de Toulon (França) em 2017.


Em agosto, foi convocado por Tite para a seleção principal.


PHELIPE:
Phelipe Megiolaro é de Campinas e nasceu em 1999. O goleiro chegou ao Grêmio no começo de  2013.
O paulista já foi convocado para a seleção brasileira de base em algumas oportunidades. Uma vez pelo sub-17 e já disputou o Torneio de Toulon, pelo sub-20, em 2017. Em outubro, foi chamado por Tite para a seleção principal.


LATERAIS


EMERSON:
Emerson Aparecido Leite de Souza Junior tem 20 anos, é paulista, e foi revelado nas categorias de base da Ponte Preta. O atleta chegou ao Atlético Mineiro em 2018.
O jogador tem no currículo uma competição representando o Brasil na base: o Torneio de Toulon em 2017. O lateral direito já possui boa experiência no profissional, pois entrou em campo 42 vezes pela equipe mineira, no ano passado.


LUAN CÂNDIDO:
Luan Cândido de Almeida ainda nem completou 18 anos e foi destaque no sub-20 do Palmeiras no ano passado. O lateral esquerdo conquistou dois títulos: Estadual e Campeonato Brasileiro (fazendo três gols na final, contra o Vitória).
Luan também pode fazer a função de meia esquerda e já tem experiência na seleção de base. Em 2017, estava no elenco que ficou em terceiro lugar do mundial da categoria.


VITINHO:
Victor Alexander da Silva é mineiro e nascido em 1999. O lateral direito foi revelado pelo Cruzeiro, mas atualmente defende o Cercle Brugge (Bélgica) desde julho do ano passado.
Vitinho ficou na toca da raposa durante 11 anos. No ano de 2018, ele também foi campeão estadual já pelo profissional do clube (sua estreia seria apenas em maio) e participou de um período de treinos com a seleção principal antes da Copa do Mundo.


CARLOS:
Carlos Augusto Zopolato Neves é nascido em Campinas e tem 20 anos. O lateral esquerdo chegou no Corinthians em 2011.
Em 2018, pelo sub-20, ele participou da campanha do vice-campeonato da Copa do Brasil. No ano passado também foi promovido ao profissional. Carlos aproveitou a má fase de Danilo Avelar, lateral do time principal, e fez sete jogos pelo Campeonato Brasileiro.


ZAGUEIROS


VITÃO:
Vitor Eduardo da Silva Matos, mais conhecido como Vitão, é uma das maiores promessas do futebol brasileiro. Hoje em dia é titular de, possivelmente, o melhor time sub-20 do país: o Palmeiras. Ele chegou ao clube em 2015 e neste ano conquistou vários títulos importantes: o campeonato paulista, o brasileiro e a Copa RS. Apesar de atuar mais como zagueiro, ele também faz a função de primeiro volante. O contrato do zagueiro vai até 2023, e tem multa de 40 milhões de euros.
Assim como Gabriel Brazão e alguns outros convocados, é nascido em 2000 e faz parte de uma base que tem experiência na seleção brasileira. Em 2015 e 2017 foi titular tanto nos dois Sul-Americanos, quanto no Mundial. Em maio deste ano, participou de alguns treinos da seleção brasileira principal, na Granja Comary, na preparação para a Copa do Mundo.


THULER:
Matheus Soares Thuler é de 1999 e nascido no Rio de Janeiro. No Flamengo desde os 8 anos, foi capitão e destaque nas categorias de base. Em 2017, era titular da equipe que ficou a temporada inteira invicta e venceu o Estadual goleando o Vasco na final.
O zagueiro é um dos convocados que já possuem boa experiência no profissional, afinal, ele foi promovido em 2017. Sua estreia foi em agosto daquele ano, contra o Paraná, pela primeira Liga.
Em 2018 atuou em 12 partidas (um total de 949 minutos), 7 na Série A do Campeonato Brasileiro e 5 no Campeonato Carioca. No ano passado, também teve seu contrato renovado com o clube carioca até 2023.


Thuler comemora seu primeiro gol como profissional, contra o Palmeiras.



LUCAS RIBEIRO:
Lucas Ribeiro dos Santos é de 1999, tem 20 anos e nasceu em Salvador. O convocado de Carlos Amadeu subiu para o profissional do Vitória no ano passado e se destacou, apesar do rebaixamento do time para a segunda divisão. Na Série A, o zagueiro foi a campo em 15 partidas.


WALCE:
Walce Costa também é de 1999, natural de Cuiabá. O zagueiro chegou ao São Paulo em 2013. Pela seleção brasileira, participou do Torneio de Toulon, em 2017. Pelo sub-20 do seu clube, conquistou dois títulos em 2018: Copa do Brasil e Supercopa do Brasil.


MEIO-CAMPISTAS


GABRIEL MENINO:
Gabriel Vinícius Menino é da cidade de Morungaba (SP) e nascido em 2000. O volante joga no Palmeiras desde 2017, quando se destacou no Guarani de Campinas.
No Porco, foi campeão Paulista e Brasileiro sub-20 em 2018. Nestas competições, ele atuou em 37 partidas sendo titular em 35. Após ser convocado para a seleção, teve seu contrato renovado até 2023.


IGOR GOMES:
Igor Silveira Gomes na cidade de São José do Rio Preto no ano de 1999. O meia chegou ao São Paulo em 2010. No ano passado, fez sua estreia no time profissional e jogou duas partidas entrando no segundo tempo.
Em 2018, esteve em evidência no sub-20 pelas boas campanhas do time nos campeonatos disputados: vice da Copinha, campeão brasileiro e da Supercopa.


LUAN:
Luan Vinícius da Silva Santos é mais um do São Paulo convocado por Carlos Amadeu. Ele é paulista e de 1999.
O volante, de muita força física, é um dos jogadores do tricolor que tem mais experiência atuando na equipe profissional. Em 2018, atuou em sete jogos. Foram cinco como titular e dois entrando no decorrer da partida, um total de 416 minutos.


MARCOS ANTÔNIO:
Marcos Antônio também é conhecido por "Marcos Bahia", naturalmente por ser baiano. O volante da seleção sub-20 foi revelado pelo Athlético-Pr mas já está no futebol europeu. Após chegar ao Atlético em 2014, em julho de 2018 se transferiu para o Estoril (Portugal).
O meio-campista já tem experiência com a amarelinha pois estava no elenco campeão sub-17 e terceiro colocado no mundial, há dois anos.


GABRIEL FURTADO:
Gabriel Vinícius de Oliveira Furtado é cria do Paraná clube e atualmente defende o Palmeiras. O volante/zagueiro é de Taubaté e nascido em 1999.
Gabriel foi emprestado para o clube paulista num primeiro momento, que depois o comprou em definitivo. Em 2017, com o técnico Cuca, fez sua estreia no profissional. Em 2018, foi campeão brasileiro e da Copa RS pela equipe sub-20.


TETÊ:
Matheus Cardoso Lemos Martins é conhecido pelos gremistas como "furacão Tetê". O atacante do Grêmio é gaúcho e nascido em 2000. Ele é canhoto, joga pela direita e tem como principais características a velocidade e o drible. O estilo de jogo é semelhante ao de Marquinhos Cipriano.Tetê foi chamado para substituir Alan, do Palmeiras, cortado por lesão.


RAMIRES:
Eric dos Santos Rodrigues é conhecido pelo público geral como Ramires. O volante do Bahia é de Salvador e nascido em 2000.
Em 2018 estreou no profissional após se destacar no Brasileirão de Aspirantes. O meio-campista atuou 17 vezes (15 na Série A e duas na Copa Sul Americana) e marcou dois gols. Nesta janela de transferências, já foi sondado por várias equipes e pode ser transferido depois do Sulamericano. Na seleção, vai vestir a camisa 7.
A revelação do tricolor baiano chegou ao clube em 2011.





ATACANTES


JONAS TORÓ:
Jonas Gabriel Da Silva Nunes, conhecido como Toró, é pernambucano e nascido em 1999. O atacante é mais um convocado que se destacou em Cotia, onde fica o centro de treinamento das categorias de base do São Paulo. Ele chegou no clube apenas em 2016.
Toró é um atacante de lado, com muita força física e velocidade. Assim como Walce, Luan e Igor Gomes foi destaque no sub-20 do tricolor paulista no ano passado. Em 2018, foram vice-campeões da Copinha, venceram Copa do Brasil e Supercopa.


LINCOLN:
O capixaba Lincoln Corrêa dos Santos é uma das maiores promessas da base do Flamengo atualmente e vai vestir a camisa 9 da seleção. Nascido em 2000, ele estreou no profissional com 16 anos. Ele tem contrato até 2023 e uma multa rescisória de 50 milhões de euros.
Assim como Gabriel Brazão e Vitão, ele é bi-campeão do Sulamericano (com os títulos em 2015 e 2017) e terceiro colocado no Mundial da categoria.
Entre os convocados, Lincoln é certamente um dos mais conhecidos. No seu clube, foi promovido ainda em 2017 e fez 4 jogos pelo profissional. Todos entrando no segundo tempo, somou apenas 49 minutos em campo. Porém, uma destas partidas foi simplesmente a final da Copa Sul Americana.
Em 2018 teve poucas oportunidades. Foram 22 jogos e 611 minutos. No entanto, tem experiência em Libertadores da América e marcou seus dois primeiros gols no time principal. Um deles teve muita repercussão, contra o Grêmio pelas Quartas de Final da Copa do Brasil.


RODRYGO:
Rodrygo Goes é a principal estrela dessa seleção brasileira e vai vestir a histórica camisa 10 da seleção brasileira. A revelação santista é de Osasco, interior de São Paulo, e recentemente completou com 18 anos.
O novo "raio" da Vila Belmiro, como é conhecido, chegou ao Santos com 10 anos de idade e estreou no profissional aos 16, em 2017. No ano passado, a carreira decolou. Ao todo, fez 57 jogos e marcou 12 vezes. Já fez um hat-trick no Campeonato Brasileiro, foi vendido para o Real Madrid por 45 milhões de euros e marcou um golaço na Copa Libertadores contra o Nacional do Uruguai.





PAPAGAIO:
Rafael Elias da Silva, mais conhecido como Papagaio, é paulista e nascido em 1999. Atacante do Palmeiras, ele brilhou pelo sub-20 do alviverde no ano passado. Os números impressionam. Pelo Campeonato Brasileiro marcou 12 gols em 10 jogos, no Paulistão foram 11 gols em 15 jogos e na Copa RS 7 tentos em 5 partidas. Foi campeão em todas estas competições. Em 2019, ele será emprestado para o Atlético Mineiro.
No Sul Americano, vai disputar com Lincoln o posto de centroavante da seleção.


MARQUINHOS CIPRIANO:
Marcos Robson Cipriano nasceu em 1999 e saiu de Catanduva (interior de São Paulo) para Donetsk, cidade do seu atual clube. Na janela do meio do ano passado, ele foi vendido pelo tricolor paulista ao Shakhtar.
Na Ucrânia, ele só entrou em campo três vezes esta temporada e um total de 67 minutos. O brasileiro ainda está se adaptando ao futebol europeu. Marquinhos é um atacante de lado de campo, canhoto e habilidoso.


Na última edição, em 2017, o Uruguai foi campeão. Aquela competição contou com jogadores que hoje já estão em times importantes do futebol europeu: Lucas Paquetá (ex-Flamengo) que está no Milan; Rodrigo Bentancur (ex-Boca Juniors) hoje na Juventus, e disputou a Copa da Rússia em 2018; e Lautaro Martínez (ex-Racing) atualmente na Internazionale de Milão.
A seleção uruguaia vai defender o título, conquistado há dois anos.


0 Comentários