Quem é maior: Milan ou Juventus?


Reprodução: Sports Discourse
Por Gabriel Santos
FutebolNews

Essa discussão é bem comum naquele papo de boleiro, quem é maior, quem é melhor, o porquê disso, etc. Já esclarecendo que esta matéria é um comparativo das duas equipes, não vou expor a minha opinião, é apenas um comparativo entre Milan e Juventus, seus títulos, grandes ídolos, e por aí vai.

Começando pelo comparativo de títulos, se você acha que apenas a diferença de títulos da Liga dos Campeões define isso, o abismo em solo italiano desmente isso.

Em competições a nível europeu e mundial o Milan leva grande vantagem: São 7 títulos do Milan contra 2 da Juventus na Champions League, 4 Mundiais do Milan e 2 da Juventus, apenas na Liga Europa a Juve leva vantagem: 3 títulos dos bianconeri e nenhum do Milan.

Mas quando o assunto é solo italiano, a Juventus tem uma vantagem ainda mais absurda pra cima do Milan. Em títulos de Campeonato Italiano, são 34 da Juventus contra 18 do Milan, na Coppa Italia são 13 títulos da Juve e apenas 5 do Milan, e na Supercoppa são 8 conquistas da Juve e 7 do Milan.

Em títulos a Juve leva a melhor no geral apesar da escassez em nível europeu, mas e no resto? No quesito torcida, ponto para a Juventus. Na pesquisa "Sports Fans" de 2016, encomendada pela agência Ipsos em parceria com a StageUp, a Juventus tem a maior torcida da Itália com 8,3 milhões de adeptos, enquanto o Milan vem em segundo com 4,2 milhões, pouco mais da metade da torcida da Velha Sehora, e em "simpatizantes", que indicam os segundos times dos italianos, os rossoneri também não levam vantagem: o time com mais simpatizantes da Itália é a Roma, seguida pela Juventus e pelo Milan, nessa ordem.

E valor de mercado, ou o valor do clube, quanto é a marca das duas equipes? Em questão de valor de mercado pesa muito a atualidade, então vira covardia comparar: enquanto o Milan tem valor de mercado de 458 milhões de euros, a Juventus tem o valor de mercado absurdo de 797 milhões de euros.

No quesito marca, mais um ponto pra Juve. Na pesquisa da FORBES dos clubes mais valiosos do mundo em 2018, o Milan figura em 17º, com a marca avaliada em 612 milhões de dólares, enquanto a Juve ficou ficou em 9º com a marca avaliada em 1,47 bilhões de dólares. A pesquisa também apontou receita e lucro operacional, vantagem da Juve nos dois quesitos: em receita a Juventus teve 442 milhões de dólares contra 213 milhões do Milan, e no lucro operacional a Juve teve 62 milhões de dólares contra 10 milhões do Milan.

O último quesito é ídolos, e nessa parte vai muito da subjetividade de cada um. Milan já teve Inzaghi, os Maldinis, Baresi, Kaká, Shevchenko, van Basten, segue relação, a Juve já teve Del Piero, Buffon, Nedved, Scirea, Platini, Zidane, entre vários outros. Independente de qual você considera maior, são dois clubes gigantes que têm uma bela história.

6 Comentários