CONHEÇA OS 23 CONVOCADOS QUE VÃO REPRESENTAR VÃO REPRESENTAR O BRASIL NO SUL-AMERICANO SUB-17

Por José Gustavo Felix
Futebol News

Ontem (21/03), começou o Sul-Americano Sub-17, torneio que o Brasil é o atual bi-campeão. Saiba mais sobre os escolhidos por Guilherme Dalla Déa, da geração 2002, para defender o título. Este é um dos campeonatos mais importantes da categoria e ocorre a cada dois anos, assim como no sub-15 e no sub-20. É como se fosse o penúltimo passo antes de chegar ao profissional, quando os jogadores começam a ser conhecidos pelo público geral. Afinal, os jogos começam a ser transmitidos, o que geralmente não acontece nas categorias anteriores.

A edição deste ano é no Peru. O Brasil está no grupo B, junto com: Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. O regulamento é o mesmo do sub-20: primeira fase com dois grupos de cinco, os três melhores de cada chave se classificam e formam um hexagonal final. O Brasil começa hoje sua caminhada, às 21:30 de Brasília, contra o Paraguai. 

Vitória por 2x1 no último amistoso de preparação na Granja Comary, contra o time sub-18 do Atlético Mineiro. Reprodução: Site oficial da CBF.


GOLEIROS


Cristian:
Cristian de Lima é paulista, goleiro do Atlético Mineiro desde 2014, e está com 17 anos. Pelo clube, foi campeão estadual Sub-15 em 2017. No ano passado, venceu a Taça BH, uma das principais competições Sub-17 do calendário brasileiro. Com a camisa da seleção, também participou do Sul-Americano Sub-15 há dois anos.


Gabriel Pereira:
Gabriel Roberto Pereira é catarinense e tem 16 anos. O goleiro do Grêmio deve ser o titular no torneio. Ele frequenta a seleção de base há alguns anos e tem boa experiência com a camisa do Brasil. Também estava no último Sul-Americano Sub-15.

Gabriel em visita ao estádio do Manchester City durante a preparação da seleção para o Sul-Americano, em 2018. Reprodução Instagram.

Marcelo:
Marcelo tem 16 anos e só faz 17 em dezembro. O goleiro do Fluminense e se destacou na base tricolor em 2018. Foi campeão carioca Sub-17 e vice-campeão da Copa do Brasil da categoria. Uma de suas principais características é a altura:1,90m. Ele já tem contrato profissional e experiência no time principal. No começo do ano passado, não entrou em campo, mas foi com a delegação do time para a disputa da Florida Cup, nos Estados Unidos.


DEFENSORES


Gustavo Garcia:
Gustavo Garcia é lateral direito do Palmeiras e tem 17 anos. No começo de 2019 assinou seu primeiro contrato profissional, válido por três temporadas. Gustavo chegou no alviverde em 2013 e se destacou vencendo vários campeonatos. Por exemplo, foi campeão do Mundial Sub-17 no ano passado, vencendo o Real Madrid na final.

Yan:
Yan Couto é lateral direito do Coritiba e tem somente 16 anos. Pela seleção brasileira, disputou o Sul-Americano Sub-15, em 2017. Ele chegou no Coxa na categoria Sub-11 e foi se destacando ao longo dos anos. Atualmente, está no sub-20. Já disputou o Campeonato Brasileiro de Aspirantes e a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Patryck:
Patryck Lanza é de Mogi Mirim e um dos mais novos desse elenco: tem 16 anos mas nasceu em 2003. O lateral esquerdo chegou no São Paulo aos 13 anos e foi campeão Paulista Sub-15 no ano passado.

Renan:
Renan Victor é zagueiro do Palmeiras desde a categoria sub-13 e tem 16 anos. Ele participou do Sul-Americano Sub-15 pela seleção. Já tem contrato profissional com o alviverde e se destacou vencendo vários títulos na base do clube, como o Paulista Sub-17 no ano passado.

Gabriel Noga:
Gabriel Rodrigues Noga é zagueiro, tem 17 anos e joga no Flamengo. Em Março de 2018, assinou seu primeiro contrato profissional.O histórico de Gabriel no clube conta com vários títulos conquistados. Se destacou no ano passado conquistando os seguintes campeonatos: campeão de dois torneios internacionais, um sub-17 na China, vencendo o Villarreal na final, e outro sub-16 em Dubai derrotando o Real Madrid na final. Também foi campeão da Copa do Brasil sub-17, vencendo o Fluminense na decisão.
O zagueiro também tem experiência na seleção: em 2017, participou da campanha do vice-campeonato sub-15. Em 2018, jogou um torneio preparatório para o Sul-Americano, na Inglaterra.

Henri*:
Henri Marinho dos Santos é zagueiro do Palmeiras e completou 17 anos em Fevereiro. O defensor tem boa experiência em seleções de base pois disputou o último Sul-Americano Sub-15 e foi figura certa nas convocações desde então. Deve ser titular do time na competição. O jogador faz parte da boa geração 2002 do Palmeiras, que conquistou o Estadual e o Mundial Sub-17, no ano passado.

Henri durante torneio preparatório na florida, no ano passado. Reprodução Instagram.


Daniel Alves:
Daniel foi uma das surpresas dessa convocação. O zagueiro de 17 anos acabou de chegar no Palmeiras e já foi convocado. No ano passado, foi destaque na boa campanha do Novorizontino no Paulistão Sub-17. O clube do interior chegou até a semifinal e foi eliminado justamente pelo alviverde da capital.



MEIAS



Daniel Cabral:
Daniel Cabral tem 16 anos, é carioca e joga no Flamengo. O volante também já assinou seu primeiro contrato profissional com o rubro-negro.
Histórico no clube: campeão da Copa do Brasil sub-17, em 2018. Foi o capitão do time e craque do campeonato sub-16 disputado em Dubai. Na seleção, também fazia parte do elenco vice-campeão sub-15, em 2017.

Diego Rosa:
Diego Rosa é o segundo representante do Grêmio nesta convocação. O meia baiano de 16 anos, se destacou no Vitória antes de chegar ao tricolor. Ele foi presença constante nas convocações em 2018 e no fim do ano assinou seu primeiro contrato profissional com o clube gaúcho.

Fabinho:  
Fabinho é de Natal e tem 16 anos. O meia é mais um destaque da base do Palmeiras, há alguns anos, e que já tem contrato profissional. Ele foi campeão Paulista Sub-15, e Sub-17, além de vencer o Mundial de clubes também Sub-17 com o alviverde.
O meio-campista também frequenta a seleção brasileira de base desde o vice-campeonato Sul-Americano em 2017.

Kawan:
O volante Kawan é o único representante da ótima base do Athletico Paranaense nesta convocação. O meio-campista é do interior de Curitiba tem 16 anos. Pelo Furacão, foi campeão estadual em 2017.

Neto:
Neto é o único jogador do elenco que já jogou profissionalmente. Em janeiro deste ano, foi titular pelo Atlético Mineiro na derrota por 1x0 para o Tombense. Na ocasião, o treinador Levir Culpi poupou jogadores titulares e o volante de 16 anos recebeu a oportunidade. A revelação do Galo também entrou na partida contra o URT, durante o segundo tempo. No começo do ano também teve uma boa experiência jogando a Taça São Paulo, que é um torneio Sub-20, uma categoria acima. Pelo Sub-17, foi campeão da importante Taça BH, no ano passado.

Reinier*:
Reinier é do Flamengo, nascido em Brasília e tem 17 anos. O meia é uma das principais estrelas desta seleção e vestirá a camisa 10. No clube carioca, já tem contrato profissional e foi inscrito na Libertadores.
Histórico no clube: Campeão da Copa do Brasil sub-17 no ano passado, fazendo gol no segundo jogo da final. Histórico na seleção: em 2017, participou da campanha do vice-campeonato sub-15. Em 2018, jogou um torneio preparatório na Inglaterra.
Reinier comemorando um gol no Sul-Americano Sub-15, em 2017. Reprodução Instagram.



ATACANTES

Cachoeira:
Guilherme Cachoeira tem é catarinense e tem 16 anos. Jogou por dois anos no Joinville até chegar no São Paulo, onde está até hoje. No ano passado, foi campeão estadual Sub-15 pelo tricolor.

Gabriel Silva:
Gabriel Silva é de Ribeirão Preto, e defende o Palmeiras desde 2015. Hoje (22/03), no dia da estreia, ele completa 17 anos. Assim como seus companheiros da "geração 2002" palmeirense, coleciona títulos na base desde o Sub-15. Por exemplo, o atacante foi campeão e artilheiro do Campeonato Paulista em 2017.

João Peglow:
João Peglow é o representante do Internacional nesta lista. O colorado joga como centroavante e chegou no clube com nove anos de idade. O time gaúcho renovou seu contrato até 2021 com uma multa de 60 milhões de euros: 244,5 milhões de reais. Na seleção, além do Sul-Americano Sub-15, foi o vice-artilheiro no torneio disputado em Montaigu (França) com três gols marcados.

Juan:
Juan é mais uma revelação de Cotia nesta convocação. O atacante de 17 anos está há pouco tempo no São Paulo, mas já foi campeão. Em fevereiro deste ano conquistou a FAM Cup. Ele não disputou o último Sul-Americano, em 2017, com esta geração.

Marquinhos:
Marquinhos é o jogador mais jovem deste grupo: nascido em 2003 e tem apenas 15 anos. Em 2018, foi campeão paulista pelo São Paulo, ainda na categoria Sub-15.

Miguel Silveira:
Miguel joga como meia armador e tem apenas 15 anos, é uma das maiores promessas de Xerém. O meia do Fluminense, que completa 16 anos na próxima terça-feira, já treina com a equipe Sub-15 do tricolor carioca. O garoto é um dos únicos do elenco que ainda não tem contrato profissional assinado.

Gabriel Veron:
Gabriel Veron é um dos mais badalados desta seleção. No título mundial Sub-17 do Palmeiras, contra o Real Madrid, ele foi eleito o craque do campeonato. Com apenas 16 anos, jogou a última edição da Copinha, que é um torneio Sub-20. Também fez parte do elenco vice-campeão em 2017.

Gabriel Veron com a taça de campeão paulista Sub-17, pelo Palmeiras. Reprodução Instagram.

0 Comentários