Roma x Lazio: Derby Della Capitale

 Um jogo que reúne tudo que um clássico deve ter, rivalidade á flor da pele, política envolvida e a briga para mostrar quem é o maior da cidade.


Lucas Amaral
FutebolNews
  A equipe Biancocelesti foi fundada em 1900 na cidade de Roma, mais precisamente na região de Lácio, e hoje é a sexta maior torcida do país da bota, cerca de 3,5% da população total.
  A primeira vez que essas equipes se enfrentaram foi no ano de 1929, partida que terminou com o placar de 1 a 0 para a Roma, e ali se iniciava uma rixa histórica, que ultrapassava as 4 linhas e partia para o lado de ideologias políticas. A Itália vivia no regime fascista de Benito Mussolini, jornalista e torcedor da Lazio, era um ditador impiedoso e apoiador das ideias nazistas.
  No ano de 1927 um dos integrantes do partido nazista teve a ideia de unir as 4 maiores equipes da capital formando só um clube mais forte, no entanto, apenas 3 equipes aceitaram a proposta, foram elas: Alba Audace, Roman, Fortitudo Pro Roma, unindo-se formaram a Associazione Sportiva Roma, a qual existe até hoje. A equipe que se recusou a se fundir era exatamente a parte azul da cidade, a Lazio, pois o então ditador era contra toda essa ideia.
  Todo esse processo acabou definindo o perfil dos torcedores das duas equipes, os "Laziales" como são conhecidos, na época eram mais nacionalistas, apoiadores do regime fascista, enquanto os "Giallorossi" eram o proletariado da cidade, perfil comunista e moravam nas regiões mais pobres da capital.
  Por tudo isso esse jogo não é qualquer partida, há muito orgulho envolvido, muito conflito de ideias e que faz dele para muitos o maior clássico italiano.
 

Jogos Históricos 

A primeira vitória da Lazio no derby foi no ano de 1932, por 2 a 1 com gols de De Maria e Castelli, e Volk para a Roma

O primeiro clássico no "Stadio Olimpico" terminou em 1 a 1 no ano de 1953, os gols foram de Carlos Galli para a Roma e Pasquale Vivolo para a Lazio

A primeira decisão entre as duas equipes foi pela Copa da Itália no ano de 2013, terminou com título da Lazio, vitória pelo placar mínimo com gol de Lulíc

Histórico 

186 jogos 
71 vitórias e 237 gols para a Roma 
52 vitórias e 188 gols para a Lazio 
Maior artilheiro do clássico: Dino da Costa (10 gols) jogando pela Roma
Maior Goleada: Roma 5 a 0 Lazio em 1933

O lado azul da cidade possui 2 scudetti do campeonato italiano, 6 copas da Itália, 1 título de Recopa Europeia e 1 título da Supercopa da Europa.
O lado vermelho conquistou 3 scudetti do campeonato italiano, 9 copas Itália e 2 títulos da Supercopa da Itália. 




0 Comentários