Por que o VAR não é efetivo no Brasil?

Foto: Gazeta Esportiva
Por Gabriel Santos
FutebolNews

O VAR é criticado em solo tupiniquim, e não é de hoje. Infelizmente a má utilização da tecnologia por parte dos árbitros vem causando muitas reclamações por torcedores e até por profissionais na área do esporte, como jornalistas, narradores e até jogadores/técnicos.

Mas a culpa definitivamente não é do VAR e a estreia da Premier League comprovou isso. Já na primeira rodada em que o inglesão contou com a tecnologia, o resultado foi satisfatório, revisões rápidas que não prejudicaram o andamento do jogo, como sempre ocorre no Brasil.

O VAR no Brasil causa problemas por 2 motivos básicos: alguns árbitros não mudam sua opinião mesmo com o VAR falando sobre tal ação de jogo (ou simplesmente ignorando) e também existem os árbitros que usam o VAR de muleta, ou seja, ABSOLUTAMENTE TUDO o árbitro tenta recorrer ao VAR. Aí dificulta, demais.

Afinal o VAR foi criado com a proposta clara de ajudar a decidir ocasiões decisivas na partida, como pênaltis, diferenciação de jogadores, aplicação de cartões, lances de gols e outras jogadas fundamentais.

Porém, os árbitros brasileiros e a CBF mostraram não estar totalmente adequados a lidar com essa tecnologia. Tirar o VAR do Brasil seria muito radical e totalmente errado, mas soluções necessitam de ser buscadas para melhorar o panorama lamentável que o VAR vem deixando.

Alguns dados do VAR no Brasileirão (dados esses coletados até a 9º rodada do Brasileirão):
- 84 intervenções (média de 9 por rodada)
- Tempo total gasto pelo VAR: 2 horas e 13 minutos
- Média de tempo gasto pelo VAR por rodada: 1 minuto e 31 segundos
- 20 alterações no placar por intervenções do VAR
- 10 alterações na pontuação por intervenções do VAR
- O clube que mais teve lances decididos pelo VAR foi o Atlético Mineiro, 17 vezes o VAR interferiu em ações a favor ou contra o clube mineiro
- Em contrapartida, o Botafogo só viu o VAR ser acionado em 3 oportunidades a favor ou contra o Glorioso


Relembrando que são dados até a 9º rodada! Falando nisso, assim seria a tabela do Brasileirão na 9º rodada com o VAR e sem o VAR, respectivamente
Twitter: Alexandre Siqueira
 Enfim, deixe sua opinião torcedor: é a favor ou contra a tecnologia no futebol?

0 Comentários