Análise: Qual foi o melhor time a vencer a Libertadores na última década

Foto: Reprodução/Twitter

Por: Alexandre Leite
Futebol News, Minas Gerais

A Copa COMENBOL Libertadores da América é uma das competições internacionais mais comentadas e valorizadas no mundo. Para os clubes e sua torcida, essa competição é sempre um dos principais objetivos na temporada, e por isso vencer uma Libertadores é um marco histórico muito importante na história de um clube.

Nessa última década, o Brasil teve um domínio muito grande em questão de quantidade de títulos conquistados em relação aos demais países da América. Foram 6 títulos brasileiros (Internacional, Santos, Corinthians, Atlético-MG, Grêmio e Flamengo), contra 3 argentinos( River Plate, por duas vezes, e San Lorenzo) e 1 título colombiano, conquistado pelo Club Atlético Nacional.

É de se imaginar que todos os times citados acima fizeram ótimas campanhas, afinal conquistar a Libertadores não é uma tarefa fácil. Mas tiveram algumas campanhas que ficaram marcadas na história da competição e na memória do torcedor.  Como por exemplo, a conquista do Santos de Neymar em 2011. Um time repleto de garotos, jovens promessas. Os chamados “meninos da Vila”, que com seu futebol alegre, ofensivo e cheio de dribles acabaram conseguindo conquistar a tão sonhada Libertadores daquele ano.

Foto: Ivan Storti

Outra conquista marcante foi a do Atlético-MG, em 2013. A trajetória que a equipe mineira percorreu até conquistar o título foi sem dúvidas, uma das mais emocionantes da história da competição. O Galo, que nunca havia conquistado uma Libertadores, com toda habilidade e estrela de Victor, Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli, fez uma excelente campanha na fase de grupos, e partidas extremamente emocionantes nos mata-matas. Com direito a pênalti defendido no último minuto de jogo, viradas improváveis e as emoções que uma disputa de pênaltis sempre nos proporciona.

Foto: Divulgação/CONMEBOL

A campanha do River Plate em 2015 também foi muito marcante, devido ao momento que vivia a equipe argentina. Os milionarios vinham de uma rebaixamento recente, e uma fase de reestruturação, e graças a chegada do treinador Marcelo Gallardo, a equipe deu uma reviravolta, passou a colecionar boas atuações e conseguiu conquistar a América.

Foto: REUTERS

Além é claro, da última edição da Libertadores, na qual o Flamengo se sagrou campeão. Um título que foi marcante por ser a primeira final da história da competição a acontecer em jogo único e pela virada improvável nos minutos finais que renderam a equipe carioca o bi-campeonato.

Foto: REUTERS

Com tantas conquistas e campanhas marcantes é difícil escolher qual foi a melhor equipe a vencer a Libertadores na década. Mas pelo futebol apresentado, pela qualidade do elenco e pela forma como se comportava taticamente dentro de campo, o Flamengo de Jorge Jesus, sem dúvidas merece ocupar essa posição.

 A equipe rubro-negra que não começou tão bem assim a competição sob o comando de Abel Braga, com a chegada do português Jorge Jesus, acabou se recuperando e passou apresentar um futebol praticamente perfeito no que se diz respeito a disposição tática dentro de campo. A intensidade, seriedade e ofensividade com que jogava o Flamengo durante os 90 minutos encantou todo o continente americano e merecidamente rendeu o título de campeão da Libertadores.

Além disso, o Flamengo conseguiu fazer o que nenhuma equipe sul-americana já fazia há muito tempo, que é chegar no mundial jogando de igual para igual com as equipes europeias. Claro que durante as últimas década alguns clubes sul-americanos conseguiram conquistar o mundial de clubes, como por exemplo, o Corinthians e o Internacional, mas apesar da vitória, essas equipes não conseguiram apresentar um futebol que se equiparasse a qualidade técnica do futebol europeu.

Já o Flamengo, ao contrário do que muitos pensavam não se defendeu e limitou seu jogo aos contra-ataques, mas foi ofensivo durante todo o jogo e mostrou um futebol muito parelho com a equipe do Liverpool, tendo inclusive, chances reais de vencer a partida.

Por todos esses motivos citados, que até mesmo ultrapassam a campanha na competição e por todo futebol apresentado durante o ano, o Flamengo de Jorge Jesus, merece receber o título de melhor time da década a vencer uma Copa Libertadores.

0 Comentários