O que esperar do futebol gaúcho em 2020?

Resultado de imagem para futebol gaúcho 2020
Tabela do campeonato gaúcho 2020 (Reprodução: FGF)

Grêmio e Internacional tiveram inícios de anos muito promissores em 2019, porém nenhum deles conseguiu a façanha de levantar algum troféu na temporada. O Grêmio caiu para o Flamengo na semifinal da Libertadores e para o Athletico Paranaense na semifinal da Copa do Brasil, abriu mão do Brasileirão e teve que se virar para conquistar a classificação direta para a Libertadores desse ano após as eliminações nas Copas.

Por outro lado, o Internacional chegou na disputa do título da Copa do Brasil, mas também caiu para o time de Tiago Nunes (hoje técnico do Corinthians), além disso, viu Odair Hellmann ser demitido e teve uma mudança drástica de conceitos na contratação de Eduardo Coudet para 2020. No Brasileirão, ficou muito perto de não disputar a Libertadores, mas acabou em sétimo colocado e disputará duas fases eliminatórias, antes de conseguir chegar à fase de grupos.

Além dos principais clubes gaúchos, Juventude disputará a série B em 2020, São José brigará por uma vaga na segunda divisão em 2021 e o Brasil de Pelotas sonha com uma possível vaga na elite do futebol brasileiro. O campeonato gaúcho (principal competição do estado), começará no dia 21/01/2020, mas afinal, o que podemos esperar do estado do chimarrão para esse ano?


Ano novo, metodologia conhecida? Grêmio aposta no que fez nos últimos anos para conquistar títulos em 2020

Mesmo sendo eliminado para o Flamengo na semifinal da Copa Libertadores de forma vergonhosa, o Grêmio aposta na mesma fórmula de anos anteriores para erguer taças em 2020, porém com algumas novidades. Além da renovação do técnico Renato Portaluppi, que está no clube desde 2016, o Grêmio pretende dar um elenco mais forte para fazer frente nas três competições.

Já teve o acréscimo de Lucas Silva, volante de 26 anos, multicampeão pelo Cruzeiro. Além dele, o tricolor gaúcho está muito perto de anunciar outros dois reforços: o goleiro Vanderlei, que perdeu espaço no Santos, e o lateral/meia, Caio Henrique, que teve um ano muito bom no Fluminense. O primeiro desembarcou nessa quinta-feira (09) no aeroporto Salgado Filho e deve ser anunciado em breve, já o segundo tem uma negociação mais complicada, mas está muito perto de ser anunciado juntamente ao Atlético de Madrid, com um empréstimo com passe fixado de 12 milhões de euros. O Grêmio também tentou a contratação do centroavante Pedro, pertencente a Fiorentina da Itália, entretanto a disputa com o Flamengo e o alto valor pedido ao time italiano é um entrave.

Além dos reforços, Grêmio seguirá utilizando o que fez de melhor nos últimos anos: utilizou a base. Jean Pyerre, Matheus Henrique, Everton Cebolinha, Luan e Arthur, são alguns dos nomes revelados pelo time gaúcho nesse período. O trabalho de Renato não será questionado e ele já conhece o que tem em mãos, com um elenco mais encorpado a missão é buscar mais conquistas para o time que foi campeão da Libertadores em 2017 e da Copa do Brasil em 2016.

Resultado de imagem para Renato Gaúcho
Renato Gaúcho segue sendo o principal nome do Grêmio para 2020. (Reprodução: Tribuna do Pará)

Aposta de peso e mudança na maneira de praticar futebol, Internacional tem em Coudet principal reforço para 2020

Após um rebaixamento complicado, o Internacional voltou a disputar a Série A em 2018, terminou em terceiro lugar o que possibilitou um ano cheio em 2019. Mesmo que tenha terminado da pior maneira, o clube Colorado disputou um título e viu a oportunidade escorregar pelas mãos. Odair Hellmann ficou um bom tempo no comando técnico do time, mas após o vice-campeonato e também a sequência de resultados ruins, junto do fraco desempenho (principalmente fora de casa), o clube viu que deveria mudar os olhares para 2020, Coudet foi a resposta.

Já acertado em Outubro, a novela perdurou por meses até que o 'Chaco' foi anunciado oficialmente como novo técnico para essa temporada, o que culmina numa mudança total de filosofia. Além do técnico, o time Colorado já anunciou três reforços para 2020, o lateral-direito Rodinei, o volante Damián Musto e o meio-campista Thiago Galhardo. O atacante Marcos Guilherme está praticamente fechado, mas um impasse financeiro entre ele e o atual e agora ex-clube ainda trava o negócio, por fim Dodô está em negociações para se tornar o quinto reforço desse pacote para o ano, o chileno Charles Aránguiz pode ser a cereja do bolo do time de Coudet.

Além dos reforços, foram dispensados mais de vinte atletas, a ideia é encurtar o elenco, porém deixar ele com mais qualidade e a base ajudará nisso, João Peglow e Netto começam o ano com os profissionais e são destaques do celeiro de ases, uma fórmula que o clube finalmente voltou a utilizar para colher frutos. Nova metodologia, mais firmeza na base e elenco mais enxuto, aguardemos o ano Colorado.

Imagem
O principal reforço colorado se encontra na casamata para esse ano (Reprodução: Internacional)

O que você deve ficar de olho também no futebol gaúcho

Três times despontam nesse início de temporada nos pampas, além dos principais Internacional e Grêmio. São José, Brasil de Pelotas e Juventude são clubes que terão algum respaldo no cenário nacional nesse ano, vamos ao resumo.

São José

Recém-promovido à Série C em 2019, o Zequinha fez boa campanha na fase de grupos chegou a se classificar para os mata-matas, mas acabou sucumbindo ao Sampaio Corrêa e encerrou o campeonato em oitavo. Com novo comando técnico, Leocir Dall'Astra tem a missão de sonhar com o acesso nesse ano. Na Copa do Brasil, o time gaúcho tem três participações: 2011, 2017 e 2019. Em todas, acabou eliminado na primeira fase. Nesse a coisa pode ser diferente, enfrentará  o Caucaia na primeira fase, clube que terá pela primeira vez a competição nacional na sua frente.

São José-RS Passo D'Areia — Foto: Eduardo Torres/EC São José
O time de São José tenta a inédita classificação para a série B (Reprodução: Eduardo Torres)

Juventude

Logo depois de ser rebaixado para série C no ano de 2018, o Juventude liderado por Renato Cajá estará na série B em 2020, a missão é por outro lado é complicada, sonhar com a classificação para a elite do futebol brasileiro pode ser algo complicado, mas o próprio meia projeta o acesso e garante que o time deve estar forte para a disputa do gauchão e pela briga por uma das quatro vagas para a série A. 

O clube também anunciou como principal reforço o retorno de Jonatas Belusso junto ao América Mineiro para essa temporada, jogador já defendeu às cores do time verde/branco e será cedido por empréstimo de uma temporada (tempo restante no vínculo dele juntamente ao coelho mineiro), a meta é permanecer na série B e quem sabe conquistar o acesso para a elite nacional.

Cajá voltará a vestir a camisa do Juventude — Foto: Arthur Dallegrave / E.C. Juventude
Renato Cajá será destaque do verdão em 2020? (Reprodução: Arthur Dallegrave)

Brasil de Pelotas

O elenco xavante se apresentou para a temporada no dia 27 de dezembro. Somente sete jogadores permaneceram do grupo que encerrou a Série B de 2019. Outros 12 foram anunciados. Para completar o plantel, seis atletas da base subiram ao profissional. O clube está deveras atrasado, o ano tem Copa do Brasil, Série B e campeonato gaúcho. Além disso, não realizou amistosos. O primeiro amistoso será contra o sindicato dos atletas, nessa sexta-feira. 

Para completar o Brasil de Pelotas levou um chapéu de seu maior rival, vou explicar: o volante Felipe Guedes estava apalavrado com o Brasil. Inclusive constou na lista do elenco divulgada pelo clube. Na semana seguinte, entretanto, o Pelotas anunciou a contratação do jogador, atitude que surpreendeu o clube e, principalmente, os torcedores. Em nota oficial, o Xavante justificou que Guedes tinha acerto praticamente garantido, mas pediu para ser apresentado mais tarde, entre outros motivos.

Com agenda cheia, 'chapéu' e protestos da torcida xavante, o ano não começou muito bem para o Brasil, a meta é de novo manter-se na série B e quem sabe alçar voos maiores na elite do futebol brasileiro.

Anunciado pelo Brasil, Felipe Guedes foi apresentado no Pelotas — Foto: Tales Leal/DVG/Pelotas
Na foto, o volante Felipe Guedes recém-contratado pelo Pelotas (Foto: Tales Leal)

Ano de mudanças no lado vermelho, manutenção do lado azul, dois clubes disputando a série B novamente e uma luta pela inédita vaga na série B em 2021. O campeonato gaúcho tem seu pontapé inicial no dia 21/01/2020, a abertura será 16h da tarde em um confronto entre Aimoré x Brasil-PEL. A temporada será movimentada e terá tudo para ser ainda melhor que 2019.

0 Comentários